segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

GAZETA/YESCOM/GLOBO DE QUEM É A CULPA!

Bom galera não vou polemizar mais esse assunto sobre entrega de medalhas antes da conclusão da prova. Vou apenas me pronunciar como treinador e atleta, vejo essa iniciativa como uma afronta a tudo o que nós procuramos superar limites, ter um objetivo enfim, entregar a medalha antes de você atingir sua meta é o mesmo que você ir até a 25 de março e comprar uma medalhinha para ficar de enfeite.
Espero que nosso manifesto, cause um arrependimento nesse povo da gazeta que vende seu horario para rede globo, e ao dono da yescom que se submisso as demandos dessa emissora..

Fica aqui registrado meu Desabafo! Vejo vocês depois do tapete vermelho.. boa corrida a todos

domingo, 5 de dezembro de 2010

Corrida Caminhando e Correndo com Saúde VIII- Sociedade Medicina Prudente/SP

Corrida realizada pela Sociedade de Medicina de Presidente Prudente com data prevista para 28 de novembro de 2010, domingo, pontualmente as 9h00 em frente a Sociedade de Medicina de Presidente Prudente.
Tinha tudo para ser uma prova bem organizada e bonita, tirando uma falta grave a falta de agua durante o percurso da corrida e da caminhada e o horário da largada as 09:00, sendo que nossa região a temperatura media é de 35º graus, espero que a próxima edição eles tomem mais cuidado ao organizar um evento como a corrida de rua.
Peço desculpa aos meu alunos pela falta de respeito da entidade Sociedade medicina com todos que participaram dessa prova. 
Parabéns para pela força e a conquista pessoal de cada uma ter conseguido seu objetivo que era completar a prova.



Coach Juliano, Adriana, Loanda e Sorana.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ATLETA JURACI DE SOUZA - PARTICIPA DO CIRCUITO SESC/PR Etapa CURITIBA

O atleta venceslauense Juraci de Souza, o "Jura",  representou a Derprev/JFS RUNNER neste final de semana disputando a final doCircuito SESC em Curitiba. Fez o tempo 39:59, com ritmo de prova 3:59 por km na categoria 50-54. Classificou-se em 6º lugar na competição e na categoria geral ficou 85º. Juraci disputou tentando o índice sul-americano na sua categoria.

Pilates pode deixar suas passadas mais eficaz durante a corrida

o Pilates pode ajudar muito o seu desempenho durante os 10km de uma prova. O crescimento no número de adeptos, entre atletas amadores e profissionais, comprova que o método criado por Joseph Pilates há mais de 80 anos é versátil e gera resultado.
Independente da modalidade esportiva praticada, o Pilates como complemento proporciona melhor equilíbrio, boa respiração e ganho de força, principalmente na região abdominal. Os corredores, por exemplo, se beneficiam ainda mais com os exercícios feitos para o quadrante inferior do corpo: tornozelos, panturrilha, joelho, coxas e quadril, fundamentais para as passadas.
Mas vale lembrar que a corrida também envolve outras regiões que não podem ser esquecidas na hora do fortalecimento, como, a coluna, que desempenha um papel fundamental por ser o nosso eixo principal. Por isso, a parede abdominal, responsável por sustentar a coluna, deve ser fortalecida com o Pilates, proporcionando movimentos seguros na hora da corrida.
Pelo fato do Pilates trabalhar o aluno em diferentes bases, é possível desafiá-lo a cada aula e, dessa forma, o controle muscular aumenta progressivamente. Além disso, o método ensina que todos os músculos do corpo devem ser trabalhados em equilíbrio para não sobrecarregar nenhuma área. Com isso, o corredor também se beneficia na prevenção de lesões.
Para ter todos os benefícios da modalidade e aprimorar a corrida, é aconselhável praticar Pilates de duas a três vezes por semana em estúdio, ou seja, em aulas que envolvem equipamentos e exercícios no solo.

fonte:ativo.com 

terça-feira, 2 de novembro de 2010

 O atleta Juraci de Souza esteve participando da corrida pedestre Circuito SESC – Caminhada e Corrida de Rua 2010, na cidade de Campo Mourão- PR.
O corredor obteve o 9º lugar em sua categoria de 50 a 54 anos, e 56º lugar no ranking geral com o tempo de 00:49:26.
A corrida contou pontos para a categoria Sul americano, onde a próxima corrida será realizada, no dia 07/11, em Londrina – PR.
O maratonista esta muito feliz com a sua classificação, pois esta se garantindo no grupo de elite de sua categoria. Conta com apoio da JFS Runner e da Derprev.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

16ª Samsung 10K Corpore São Paulo Classic/ 9º Troféu Zumbi dos Palmares

Tradicional  prova de corrida de rua do Brasil já está com suas inscrições abertas: dia 21 de novembro será disputada a 16ª edição da Samsung 10K Corpore São Paulo Classic / 9º Troféu Zumbi dos Palmares, corrida que faz parte do calendário oficial de eventos de São Paulo e tem chancela da AIMS (Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Rua)


Com percursos de 10km para corrida e 3km de caminhada pela região do Ibirapuera e arena no estacionamento da Assembleia Legislativa, o evento, que terá largada às 8h.


Quem tiver interesse em participar entre contato com a nossa equipe JFS RUNNER.




inscrição: www.corpore.org.br

ATLETA JURACI DE SOUZA - PARTICIPA DO CIRCUITO SESC/SP



O atleta Juraci de Souza, o "Jura", esteve na cidade de Pres.Prudente - SP, participando de mais uma corrida do Circuito Interestadual do SESC (SP). Jura conseguiu a 1ª Colocação na categoria Masculino, de 50 a 54 anos, com o tempo de 00:20:25 na prova 5km.


 O atleta agradeceu o apoio de seus patrocinadores: Selma Calçados, Ao Barulho, Posto Pajé, Supermercado Pires, Joel Jóias, Shopping do Sorvete e Depósito Presidente, e do Técnico Juliano Francisco - JFS Runner Assessoria esportiva.


sábado, 11 de setembro de 2010

ALIMENTAÇÃO QUEBRANDO MITOS. A TORRADA É MAIS CALORICA QUE PÃO FRANCÊS!


Confira abaixo uma tabela referente aos valores nutricionais de 100 gramas de pão francês e 100 gramas de pão torrado. Qual sera o mais calorico? na certa você pensou no pão frances! errou a torrada é mais calorica.



Pão Francês




CALORIAS: 268,6

Carboidratos: 57,4

Proteinas: 9,3


lipídeos:0,2


Torrada





Calorias: 406,1


Carboidratos: 73,8


proteinas: 13,1


Lipídeos: 6,5




O pão ao ser torrado (transformado em torrada) elimina água e por isso torna-se mais leve.

Geralmente as pessoas que estão em processo de emagrecimento ingerem a torrada mesma quantidade, ou ainda em quantidades maiores, do que ingeriam de pão.

A torrada é mais leve, da impressão de que ingerimos  menos, e o perigo esta nesse pensamento mitológico achando que o pão francês é mais calórico.

Quando comermos torrada na mesma proporção do pão, conseqüentemente engordaremos da mesma maneira.

Portanto quebramos o mito que torrada não engorda. Procure uma nutricionista e tente se educar com alimentação especifica para cada individuo e consulte um educador físico antes iniciar qualquer programa de treinamento.





fonte: Garcia Jr,JR. Dieta 10 passos o emagrecimento definitivo.
         Bouchard, C. Atividade física e obesidade
         Mcardle, WD; katck, FI; katch, VL. Fisiologia do exercício; energia,nutrição e desempenho humano.

domingo, 5 de setembro de 2010

Preparação para São Silvestre



A 85ª Corrida Internacional de São Silvestre, que acontece na cidade de São Paulo em 31 de dezembro, pode servir de incentivo para quem está enferrujado há algum tempo. Correr é um ótimo exercício físico, pois melhora as condições cardiovasculares e ainda deixa o corpo definido.


O programa de exercícios físicos, elaborado pelo professor, traça um plano para que a pessoa alcance seu objetivo – no caso, correr a próxima São Silvestre. Geralmente, para quem anda meio sedentário, esse programa começa com caminhadas, que depois são intercaladas com alguns minutos de corrida. Até começar a correr para valer.


Um dos maiores perigos que rondam os iniciantes é a falta de preparo. Calçar os tênis e sair correndo por aí sem qualquer orientação pode causar danos à saúde, principalmente, lesões na musculatura. Por isso, a recomendação dos especialistas é começar os treinos de forma gradativa.







segunda-feira, 26 de julho de 2010

MEIA-MARATONA DO RIO JANEIRO 2010




O trajeto da Meia Maratona do Rio teve um dos mais belos cenários que pude contemplar ao lado da minha aluna Londa Sorgi, aliás nossa primeira prova de 21 km. Iniciamos a prova na praia o Pepe, num percurso plano, com um clima frio e chuvoso. Logo em seguida começamos uma leve subida para acessar o elevado de São Conrado, passamos pelo túnel do Joá onde, do lado direito, tivemos a vista do mar. Saindo dessa paisagem, começamos o grande desafio da prova: no 5ºkm - Av. Oscar Niemeyer - um trecho duro de subida que, graças a beleza do lugar nem sentimos a dificuldade. Do 10º ao 15ºkm o visual do Leblon e de Ipanema foi a inspiração para os 6km finais da prova, que terminou no Aterro do Flamengo, com o Pão de Açúcar bem ao lado. Esse trecho era bem plano, o que facilitou nossa corrida até atravessar a chegada, com muita alegria e energia de sobra para agradecer a Deus o privilégio de competir nessa maravilha de cidade. Para finalizar meu depoimento: completamos a prova com 2:24:14 e fizemos a promessa de voltar em 2011 e curtir essa prova de novo. Parabéns Loanda pela conquista.


quarta-feira, 30 de junho de 2010

ATLETISMO - DA INICIAÇÃO AO ALTO RENDIMENTO

Nesse meu projeto de atletismo tive o incentivo do meu Mestre Prof. Marcio Viana Prudencio em 2007 na Faculdade de Ed. Física da Unoeste. Levei dois anos estudando, esperando alguém aprovar este projeto, como captar alunos para a equipe, porque como somos do país do futebol, é difícil encontrar garotos dispostos a treinar uma modalidade que não tem tanta visibilidade na mídia. Enfim, como o atletismo é minha vida (são meros 17 anos de pratica), resolvi montar este trabalho voluntário para que meu esporte não morra por falta de atletas. Muitos desse garotos não serão vitoriosos no esporte,mas tenho certeza que estarão no lugar mais alto no pódio da vida.





Depois de muito suor e dedicação a equipe rendeu bons resultados na Liga Oeste Paulista de Atletismo 2009.

Colhendo frutos com a equipe na final do jogos abertos da juventude em Lins/sp 2009 -Aqui ja contava com ajuda da Professora Talita.



André Domingos, Anderson e Juliano.Seletiva do projeto Rede



Descobrindo talentos atavés do projeto Rede. Emilene, Anderson e Alex na seletiva II em PRES.PRUDENTE SP.


Esta foto Marca o inicio de minha carreira como técnico de atletismo janeiro de 2009: em pé da esquerda/direita- Lucas, Victor, Sobis, Bruno, Alex, Anderson, Jean, Walter e eu. Agachados da esquera /direita- Joao Vitor, Fernando, Larissa, Tamires, Maria, Lucas, Emilene e Thais.

OBRIGADO A TODOS

PROF.JULIANO SILVA
TECNICO DE ATLETISMO

segunda-feira, 28 de junho de 2010

TRIATLO


Triatlo é uma palavra grega que designa um evento atlético composto por três modalidades. Atualmente, o nome triatlo é em geral aplicado a uma combinação de natação, ciclismo e corrida, nessa ordem e sem interrupção entre as modalidades.

Pode-se classificar as provas de triatlo de acordo com as distâncias percorridas e com os locais onde as provas são disputadas. As principais são as seguintes:

  • Sprint: 750 metros de natação / 20 km de bicicleta / 5 km de corrida
  • Olímpico: 1.5 km de natação / 40 km de bicicleta / 10 km de corrida
  • Meio-Ironman ou Ironman 70.3: 1.9 Km (1.2 milhas) de natação / 90Km (56 milhas) de bicicleta / 21Km de corrida (13.1 milhas)
  • Ironman: 3.8 km (2.4 milhas) de natação / 180 km (112 milhas) de bicicleta / 42 km (26.2 milhas) de corrida

Existe também uma variante de inverno deste desporto que tem lugar na neve e que geralmente consiste de esqui de corta-mato, ciclismo de montanha e corrida (nesta ordem).

Outras variantes populares são os chamados triatlos de aventura ou off road, que consistem de natação, ciclismo de montanha e corrida em trilha e o Triatlo Rápido, que consiste em provas mais curtas, totalizando menos de 20 minutos por bateria, em baterias subseqüentes com intervalos pré-determinados.

FONTE: WIKIPÉDIA

segunda-feira, 21 de junho de 2010

NOSSO CALENDÁRIO DE PARTICIPAÇÃO NAS CORRIDAS 2010 -SEGUNDO SEMESTRE
















JUNHO

20- 10km Tupa / Sp

27- 10km Jacarezinho /Pr CIRCUITO CORRIDA SESC


JULHO

18 - Meia maratona do Rio de Janeiro /Rj


AGOSTO

01- 6KM Circuito Bradesco Longevidade / Pres.Prudente SP



SETEMBRO

12- 10KM Maringa /Pr Circuito Sesc


OUTUBRO

17- 9km Shopping Aricanduva SP - CIRCUITO CORPORE


NOVEMBRO

21- 10km SP Classic Zumbi Palmares SP- CIRCUITO CORPORE


DEZEMBRO

05- Volta Internacional da Pampulha Belo Horizonte/Mg

31- SÃO SILVESTRE


domingo, 6 de junho de 2010

SEXO & CORRIDA & PERFORMANCE


Em muitas corridas em que já participei, alguns assuntos e duvidas nos bastidores das provas entre corredores amadores é se transar antes de uma competição é prejudicial ao desempenho?
Eu sou do grupo de treinadores que acredita que transar não faz mal, nem mesmo antes das corridas e treinos fortes, mas como tudo nessa vida deve se manter um equilíbrio.
O Sexo associado ao esporte exercita e tonifica músculos, ativa a circulação e os sistemas respira tório e endócrino e trabalha o metabolismo e o aspecto psicológico. traduzindo de outra foma ele : fortalece o coração, libera endorfina, queima calorias etc.
Porém como sexo é uma atividade física como a corrida gera tensão, dores corporais por esforço musculares, desgaste mental entre outros.
Aconselho que um dia antes mesmo sendo atletas amadores evitar o sexo, se você é que buscar resultados.



fonte: Dra Maria Claudia Lordello- Pscicologa e sexóloga da UNIFESP

quarta-feira, 12 de maio de 2010

FATORES QUE AFETAM O DESEMPENHO EM MULHERES CORREDORAS


As principais diferenças que afetam o desempenho atlético e fisiológico das mulheres são os seguinte:

  • Débito cardíaco é, aproximadamente 10% menor em uma mulher do que no homem de mesmo peso corporal.
  • O volume sanguíneo chega a 20% a menos do que os homens de mesmo peso corporal;
  • Para mesmo volume sanguíneo, elas tem 10% a menos de hemoglobina.
  • A Pélvis da mulher diminui a eficiência mecânica, por aumento do ângulo do osso do quadril para manter os joelhos mais próximos um do outro.
  • A mulher possui 10% mais de gordura do que a media dos homens.
  • Tendão de Aquiles é mais curto na mulher, este é importante para impulsão durante a corrida.
  • E o ciclo menstrual provoca estresse fisiológico e psicológico no corpo e na mente da mulher, o que pode diminuir o desempenho atlético em algumas atletas.
Por causa das diferenças anatómicas e fisiológicas , mulheres não podem alcançar a mesma potência de um homem, assumindo que fatores com treinamento e dieta sejam iguais.



fontes:
Powers SK, Howley ET. Fisiologia do Exercício: Teoria e aplicação ao condiciomento e ao Desempenho. Tamboré. Manole, 2005 5ed.

Mcardle WD,Katck FL, Katck VL. Fisiologia do Exercício. Rio de Janeiro.Guanabara, 2008 6ed.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

MINHA PRIMEIRA MARATONA. RESULTADO QUEBREI!!!!


Ola Galera!

Hoje vou relatar minha estreia na maratona internacional de SP, foi catastrófica quebrei no km28, tentei caminhar, mas não foi possivel entrei em exaustão, ou seja entrei em fadiga muscular. Mas por qual motivo? estando eu bem alimentado, hidratado e consumindo meus sachês de carboidratos.
Me bateu o desespero pois fiz uma base de 3 anos para correr a maratona, treinei legal hoje refletindo tudo o que se passou na prova, cheguei a uma hipotese meu peso corporal influenciou na minha permanencia na prova, meu ritmo de prova foi muito alto passei os primeiros 21km para uma parcial de 2:02:15, erro fatal, queimei muito combustivel no inicio, e houve acumulo excessivo de lactato no musculos resultando na minha quebra. Mas aprendi a lição duramente não segui uma alimentação balanceada e nem dei descanso suficiente para corpo ocorreu a falha mecanica na segunda metade da prova.
Tirando isso a prova foi excelente para eu conhecer o limite do meu organismo, só fico triste pela má organização da prova, 9 horas manha não é horario apropriado para uma corrida de 42km com agua quente nos posto de hidratação e sem isotonico.
Agora minha meta é a meia maratona do rio de janeiro em julho e no final do ano a maratona de curitiba.



quarta-feira, 28 de abril de 2010

JFS RUNNER - PLANOS TREINAMENTO


A JFS RUNNER possui os seguinte planos de treinamento:



TREINAMENTO A DISTÂNCIA:

Nesta modalidade oferecemos, planilhas de treino on line individualizada, suporte on line para eventuais duvidas e suporte tecnico nas provas em que a equipe estiver presente.

Valor da mensalidade: R$ 60,00

TREINAMENTO PRESENCIAL:

Nesta modalidade, o professor estara presente no local de treino, com planilhas individualizada, suporte on line e suporte técnico nas provas em que a equipe JFS RUNNER estiver presente.

Valor da mensalidade: 3 x por semana R$ 120,00

Nosso objetivo reunir os melhores e mais modernos métodos de treinamento esportivo e suporte fisiológicos,proporcionando o bem-estar, saúde e condicionamento físico para pessoas de todas as idades, além de fazer novas amizadades correndo e viajando pelas principais provas do País.


sexta-feira, 9 de abril de 2010

MARATONA DE SÃO PAULO 2010


A maratona de São Paulo é considerada umas das provas mais dura, dentro dessa modalidade, porém é uma das mais belas, na verdade um tour pela cidade e seus monumentos históricos.
Esta idéia de correr uma prova de 42km começou quando bati meu primeiro desafio pessoal correr a tão temida PROVA DE SÃO SILVESTRE em 2008, para minha pessoal uma vitória pessoal, pois sendo eu atleta de pista ex-decatleta (dez provas no atletismo), através de um aluno me desafiar correr uma prova de 10km, topei o desafio e mudei meu treinamento, deixei de lado a pista para dedicar as corridas de rua.
Hoje indico a corrida de rua para meus alunos, como forma de complementar seu bem estar através do beneficio exercício, do turismo run e da socialização.
Finalizo dizendo que todos temos objetivos na vida, escolha o seu e com determinação chegara ao exito.

quarta-feira, 24 de março de 2010

ABERTURA DO CIRCUITO CORPORE/ ESPN 2010


Minha primeira corrida do ano, ocorreu tudo dentro do programado. A corrida de abertura do circuito da corpore aconteceu no último domingo dia 21.03 na usp, com um trajeto incial de 11km que foi reduzido para 10.500 metros.


























Porem meu resultado foi razoavel fiz o percurso em 56:13, no ritmo não esperado 5:21 por km..
agora me preparar para proximo desafio a meia maratona corpore dia 11.04.10..

segunda-feira, 15 de março de 2010

MINHA BIOGRAFIA NO ATLETISMO


Bom vou tentar resumir minha vida dentro atletismo.
Meu primeiro contato com esporte foi no colégio em meados de 1992 através do Prof. Orestes. Como toda criança brasileira jogava futebol, volei, basquete, natação, xadrez , tenis de mesa e o atletismo que na época era visto com preconceito por todos; Diziam que só treinava atletismo que não tinha habilidade para o futebol, esse era pensamento da época. Quando saiu a seleção da escola para as disputas dos jogos escolares e meu nome não estava no futebol, fiquei triste a principio.. mas depois fiquei feliz porque ao invéis de um esporte tinha sido selecionado para dois: volei e o atletismo.

Quando chegou o dia da primeira prova no atletismo se não me falha memória os 60 metros rasos, ansiedade, tensão era algo visível na minha face, foi quando professor disse, "é só correr garoto", acho que era o que falta um apoio e a confiança do professor depositada em mim, resultou no terceiro lugar e minha primeira medalha no atletismo.

Depois dessa competição o atletismo passou a ser o meu esporte oficial, o volei e futebol era apenas um lazer, tive varios professores de educação fisica que usei com exemplo Prof. Vitor Murari, Prof. Altino Mazini, Prof. Nelson e Prof Celso Olimpio tiveram uma grande influencia na minha formação como cidadão e como atleta.

No atletismo meu treinador foi Celso Olimpio que cresci vendo ele treinar forte para sua modalidade o Disco ser campeão diversas vezes, pensei quero ser igual a esse cara.. Mas na época não sabia o conceito da fisiologia exercicio, que jamais eu seria um atleta de alto rendimento por questões obvias a genetica e não ficaria tão grande como meu ex-tecnico.

Nos treinamentos de atletismo comecei a querer a participar de varias provas inicie nos 100 e 200 metros rasos e salto em distancia. Depois como era muito fominha queria participar de varias provas, não deu outra cai no prova mais temida do atletismo o decatlo (10 provas em dois dias).

Fiquei dois anos sem treinar por falta de incentivo da prefeitura local, sem competição você não tem vontade de treinar, foi nesse periodo que entrei na Faculdade ed.fisica e conheci o Prof. Marcio Prudencio, filho do grande triplista Nelson Prudencio, ele me chamou para fazer parte do grupo de estudos dele. Começamos a estudar o atletismo olha o destino me cercando de novo. Aprendi muito com esse cara nas disciplinas de biomecanica , atletismo e no grupo de estudo sou muito grato ao seus ensinamentos.

Bom para ir finalizando voltei a competir no decatlo, formei uma equipe de base P.Venceslau/sp, minha realização pessoal ver a garotada levando a serio o meu esporte o Atletismo e não posso esquecer de agradece ao PROF PEDRÃO TOLEDO que me ensinou tecnicas da passagem de bastão com muita maestria, e 2008 comecei um novo desafio nas provas de ruas provas de 10km e 15km objetivo era conseguir completar uma São Silvestre. Objetivo alcançado.


Meu curriculo nas competições no atletismo de pista, nesses 17 anos são:

7 anos - jogos regionais da juventude- conquistando 5 medalhas
2 anos - jogos abertos da juventude - conquistando 1 medalha
8 anos - jogos regionais - conquistando 4 medalhas







domingo, 7 de março de 2010

BENEFICIOS DA CORRIDA NO ENVELHECIMENTO

Pesquisa publicada na revista científica Archives of Internal Medicine analisou 500 indivíduos com mais de 50 anos que praticavam corrida, durante um período de 20 anos e comparou a saúde e bem-estar físico desses participantes com um grupo similar de não-corredores.

Após 19 anos, os pesquisadores identificaram que 34% dos idosos que não corriam haviam morrido comparados com apenas 15% entre os que corriam com freqüência.

Também foi observado que ambos os grupos passaram a ter mais deficiências físicas com o passar dos anos, mas o início destas deficiências começou 16 anos mais tarde para aqueles que praticavam a corrida.

“O estudo tem uma mensagem que incentiva o exercício. Se você precisa escolher uma coisa para fazer as pessoas ficarem mais saudáveis enquanto envelhecem, seria o exercício aeróbico”, afirmou o professor James Fries, principal autor do estudo.

Além de diminuir o batimento cardíaco e as mortes relacionadas com problemas arteriais, a prática da corrida também foi associada com uma redução no número de mortes prematuras causadas por doenças neurológicas, câncer e infecções.

Os pesquisadores analisaram ainda os possíveis danos que correr com freqüência poderia causar nos idosos, como problemas nos ossos ou juntas. No entanto, a pesquisa sugere que não encontrou provas de que os idosos corredores tinham mais chances de sofrer com osteoporose ou problemas no joelho do que os não-corredores.


Fonte:

Archives of Internal Medicine. Janeiro. 2009.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

ERROS MAIS COMUNS ENTRE OS ATLETAS NA HORA DE CORRER


Os erros mais comuns entre os atletas na hora de correr:

Atacar o solo,com toques dos pés chapados no chão, diminuindo a capacidade de amortecimento das articulações;
- Tocar o solo nas pontas dos pés o que pode levar a uma lesão no músculo tibial anterior; - Toque forte com os calcanhares, o que aumenta o impacto e desacelera a corrida; - Pouca flexão do quadril ou desalinho de uma perna em relação à outra, o que pode causar desequilíbrios no corpo todo; - Pouca flexão dos joelhos, o que diminui a amplitude das passadas, fazendo com que a mesma distância necessite de muito mais passadas para ser vencida e aumente o impacto repetitivo sobre as articulações;
- Falta de coordenação entre braços e pernas, lembrando que os braços devem sempre estar a favor da movimentação, na amplitude e angulação correta para favorecer o deslocamento a frente e ajudar na economia de energia e eficiência dos movimentos;
- Falta de fortalecimento da região do core, afinal o centro do corpo é o que rege todos os movimentos e um centro fraco com certeza vai prejudicar toda a corrida pela falta de estabilização central.

Lembre-se que cada atleta tem suas peculiaridades na hora de praticar o esporte, por isso, é importante procurar um treinador que saiba apontar os merros e corrigi-los de forma natural




fonte:Fausto Fagioli Fonseca, www.educaçaofisica.com.br

domingo, 21 de fevereiro de 2010

CORRIDA DE RUA: DIFERENÇA ENTRE A ESTEIRA E A RUA


Alem do fator “liberdade” que é gerada na rua e por rua entenda, parques, avenidas, praças e demais locais onde se pode praticar a corrida ao ar livre desfrutando de todas as suas sensações, outros fatores também contribuem para as grandes diferenças entre correr na rua e na esteira. Abaixo estão relacionados os principais, mostrados de maneira objetiva e simples sem entrar em detalhes técnicos.






CORRIDA NA ESTEIRA







Músculos: trabalha com maior ênfase os músculos anteriores da coxa, sendo responsáveis por estabilizar e reposicionar a passada e a manter o equilíbrio corporal
Frequencia Cardíaca: não há ação do vento e o trabalho muscular é mais leve, levando assim a um consumo de oxigênio menor em comparação com a corrida na rua.
Ritmo/passada/piso: o ritmo varia de acordo com o que se queira determinar na esteira; o tipo de piso é sempre o mesmo, sem variações ou estímulos diferentes para os músculos e o sistema neuromuscular; as passadas tem a tendência a serem mais longas e constantes.














CORRIDA NA RUA







Músculos: trabalha com maior ênfase os músculos posteriores da coxa, sendo estes responsáveis pela propulsão. Os da panturrilha, gastrocnêmios, atuam com grande ênfase também. Ocorre a ativação de vários músculos estabilizadores, decorrente das imperfeições do piso que invariavelmente é ondulado, esburacado ou desnivelado.
Frequencia Cardíaca: por haver um maior gasto energético, devido a um esforço muscular mais elevado e a resistência do ar, o consumo de oxigênio pode chegar a ser de 10% a 20% na média, maior do que na esteira.
Ritmo/passada/piso: o ritmo varia de acordo com o local escolhido (subidas, plano, terreno irregular, areia, etc); o tipo de piso também influencia no ritmo e na atuação muscular, fazendo um ótimo trabalho proprioceptivo; com relação as passadas, sua variação é maior que na esteira, motivada pelas diferenças encontradas também no piso.


FONTE: Joao Moraes; www.educacaofisica.com.br